Um dia qualquer na Delegacia

Um dia qualquer na delegacia tem café – para alinhar as ideias e conversar com os colegas. O café nada mais é como uma estratégia invisível de trabalho.

Um dia qualquer na delegacia tem muito boletim de ocorrência sobre a vida não criminosa das pessoas. São conflitos sociais não resolvidos a partir de regras mínimas de respeito e bom senso.

Um dia qualquer na delegacia tem muita consulta para ajuda de tudo. Você, além de policial, é consultor de assuntos diversos. De regularização fundiária a dívida empresarial, de queimadura animal a sequestro de bitcoins.

Também muitos conselhos sobre como infringir a lei de forma “legal”.

Um dia qualquer na delegacia tem cobrança por todos os lados. Ministério Público e Poder Judiciário, advogados. Na delegacia é onde, na grande maioria dos casos, se inicia e se estabelece a justiça concreta (ou não).

Um dia qualquer na delegacia tem saída para prender, saída para voltar sem prender, saída para conhecer a casa de um suposto infrator. Dirigir viatura e dar tchauzinho para as crianças.

E depois muitas horas de papeis sobre o que foi feito.

Um dia qualquer na delegacia tem surpresa com casos bizarros, e a construção de soluções rápidas para a estabilização de riscos iminentes, com muitos palpites de pessoas que desconhecem a vida policial real.

Um dia qualquer na delegacia tem muita responsabilidade, sensibilidade com a vida do outro, compromisso com a sua, e respeito a legalidade.

Tem muito pé no chão mas também um pouco dos filmes, séries e histórias.

Viver a Polícia Civil é viver em dias quaisquer capítulos únicos das histórias dos outros, e isso não se encontra em qualquer profissão.

Deixe um comentário