Quando policiais desconhecidos se reúnem sempre rola alguma pergunta sobre o porque terem ingressado na carreira policial.
Gosto de ficar atento às respostas. “Fiz a prova e passei”; “Meu pai era policial”; “Precisava de um emprego”. São algumas das respostas. Esporadicamente, alguém diz algo sobre buscar justiça e punir quem pratica ilícitos.
Mas vivendo a instituição, dá pra perceber que uma das grandes motivações daqueles que entraram na polícia é a ADRENALINA. Deixem de história.
Você entra na polícia porque – um dia quando criança – brincou de polícia e ladrão e adorava meter tiro no bandido malvado! Tinha até figurino dos participantes, trabalho de espionagem, revólver de espoleta, colete a prova de balas, rádio, equipe formada.
Depois trocavam de personagens, e no final era diversão garantida. Bem e mal andando juntos. Você nunca vai ver crianças brincando de registrar um boletim de ocorrência, ou fazendo uma blits de trânsito, elas também querem emoção.
É isso, você entra na polícia porque quer viver os episódios de Law Order, Criminal Minds, Duro de Matar, CSI! Quer ouvir da vítima agradecimento, super herói.
Você entra na polícia para aparecer no jornal, explicando como tudo aconteceu e agora está tudo bem.
Você quer ser também aquele policial que salvou a vida de uma idosinha na iminência de um assalto. Quer viver as histórias que seu pai ou seu primo te contou (mas só contam as que deram certo).
Quer muito tiro em bandido assaltante, chute em porta, perseguição a assassinos pela cidade, apreensões de droga após pular muro e lutar contra os traficantes, apoio de equipes especializadas, helicóptero e viaturas enfileiradas.
A gente quer viver nossa criança interior em busca de emoção, nossa juventude em busca de justiça. Todavia, a vida real da polícia não é como nos filmes, e quem não compreender a sistemática acabará frustrado…
A rotina numa Delegacia não te proporcionará adrenalina todos os dias. É fácil identificar os policiais inconformados. Querem só isso, como uma droga. Também tem a versão dos filmes e séries em que o policial morre, perde a esposa, o bandido escapa com a mala de dinheiro.
Seja na polícia ou fora dela, indispensável o equilíbrio: adrenalina sim, e calmaria também.
Adrenalina: hormônio que prepara o corpo para enfrentar o perigo. Aumenta a pressão arterial, diminui a sensibilidade à dor, melhora a audição e confere concentração.
Adrenalina: estado de agitação prazerosa que conecta todos policiais de uma forma invisível.


Deixe um comentário